Notícias & Eventos

IPDE contribui para crescimento de Rio Verde

30.03.2011

professor Elias em Rio Verde

A região de Rio Verde, no estado de Goiás, é considerada uma região bastante rica. Sua economia volta-se principalmente para as atividades agrícolas e para a pecuária. Grandes unidades industriais instaladas na região agregam valor a sua produção de grãos. Principalmente a criação de bovino e suíno e a avicultura completam-lhe o cenário de prosperidade.

Além das atividades agropecuárias, e em parte delas decorrente, o turismo tem crescido bastante por lá. A produção do campo estende-se para suas feiras e eventos ligados a agronegócios, ecoturismo, rodeios e recepção de turismo de negócios. Para atender estas demandas emergentes, o setor hoteleiro também precisou avançar. As mudanças impulsionaram o fluxo diário no aeroporto. Hoje há voos diários com destino a Belo Horizonte, Uberaba, Uberlândia, Goiânia, Ipatinga, Montes Claros, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro e São José dos Campos e vice-versa, tornando rápido e fácil o acesso à cidade.

Este novo cenário exige qualificação de mão de obra, e é aí que o IPDE entrou em ação, executando vários cursos de capacitação para jovens, por meio do projeto ProJovem Trabalhador.

As atividades na unidade regional do IPDE em Rio Verde, gerenciadas pela professora Julia Cristina Camargo de Souza Leite, tiveram grande destaque nos anos de 2010 e no início de 2011. Mais de 2.000 jovens foram qualificados em diversas áreas: Administração (739), Agro Extrativismo (103), Alimentação (81), Beleza e Estética (216), Metalmecânica (125), Saúde (439), Telemática (208), Turismo e Hospitalidade (89).

As aulas teóricas em sala, materiais didáticos desenvolvidos pelo IPDE, instrutores capacitados pelo Instituto, além de toda a estrutura com lanches e transporte, garantiram a qualidade da aprendizagem desses alunos. Os alunos tiveram também oportunidade de experimentar, na prática, por meio de oficinas, o dia a dia de cada uma das áreas. Assim, ao final do curso, eles também eram detentores de alguma prática.


“Qualificamos 2.000 alunos em Rio Verde de Goiás em oito arcos ocupacionais com grande satisfação de termos superado a meta dos 30% de inserção no mercado de trabalho.” (Julia Cristina Leite – Gerente do ProJovem em Rio Verde)

Em visita a Rio Verde o prof. Elias Motta proferiu palestra para 2.000 jovens do Projovem Trabalhador. Compartilhou experiências pessoais e profissionais e falou sobre sonhos, conquistas e sucesso. Emocionou-se, em alguns momentos de seu discurso, ao relembrar casos de alunos que tiveram suas vidas transformadas graças à visão que o IPDE tem conseguido levar aos seus alunos. Após a palestra, o professor foi procurado por ex-alunos que relataram suas experiências e agradeceram por sua presença. A platéia jovem, que o assistia com olhar de esperança, também demonstrou estar emocionada com os relatos do palestrante e com o novo caminho que estava agora à sua frente. “O mais gratificante de estar à frente de um trabalho como esse é saber que investir em conhecimento para os jovens é contribuir para melhor qualidade de vida para eles e para o desenvolvimento do País”– declara o Prof. Elias.

Na semana seguinte, de volta a Brasília, o professor Elias recebeu uma carta de uma das alunas presentes na palestra de Rio Verde

Veja mais imagens desta notícia

carta da aluna rio verde continuação da carta da aluna de rio verde