Notícias & Eventos

PlanSeq Afrodescentes conclui suas atividades em Cuiabá e Campo Grande

06.05.2011

O Plano Setorial de Qualificação (PlanSeq), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), é uma iniciativa voltada para a inclusão social de pessoas em situação de desemprego. Tem por principal objetivo qualificar e inserir profissionais no mercado de trabalho.  Como executor do PlanSeq, o IPDE disponibilizou aos alunos, material didático, incluindo caderno universitário, caneta, lápis, borracha, para as aulas práticas de cada curso. Os professores também receberam DVDs e outros instrumentos didáticos para enriquecerem suas aulas.

Nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, das 2.990 vagas, 2.940 foram destinadas a Cuiabá/MT e 50 para Campo Grande/MS. Entre os cursos oferecidos, s vagas foram distribuídas da seguinte maneira:
Mecânico de Moto (50);
Borracheiro (25);
Cuidador de Pessoas (90);
Empreendedor Individual (1.750);
Recepcionista (450);
Operador de Caixa (500);
Gerente de Supermercado (50): e
Operador de Telemarketing (75).

A escolha dessas duas capitais para a execução do PlanSeq deu-se em virtude de suas histórias individuais e pelo grande número de habitantes que se orgulham de sua rica cultura afro e indígena.

Uma das atividades complementares realizada durante a execução do PlanSeq em Cuiabá/MT foi A Semana da Consciência Negra, comemorada no Brasil desde 1995 e celebrada no dia 20 de Novembro. Tendo em vista a importância desta comemoração para negros e afrodescendentes brasileiros, Maria Fernanda Figueiredo, gerente do IPDE naquele estado, realizou o evento que reuniu mais de 2.000 jovens, matriculados nos cursos ofertados pelo PlanSeq. “Eventos como esse, são de fundamental importância para fortalecer as raízes de um povo que não pode perder suas origens. Nós do IPDE valorizamos o resgate das culturas e apoiamos as atividades que valorizam nosso povo e que contribuem para a formação de nossos alunos.” – destacou Maria Fernanda.

A solenidade contou também com a presença de Pedro Reis de Oliveira, Presidente do Conselho Estadual de Promoção da igualdade Racial, no estado de Mato Grosso. Pedro Reis, durante os cursos, atuou de forma marcante, ministrando palestras para os alunos sobre a importância das origens africanas e afrodescendentes, abordando questões acerca de preconceito e autoestima e trabalhando com os jovens, conceitos e valores concernentes à da inserção de afrodescendentes no mercado de trabalho.

As atividades do PlanSeq foram concluídas em cerimônia de encerramento dos cursos realizada em Cuiabá. A cerimônia contou com a presença de mais de 3.000 pessoas. Na festa de encerramento, houve apresentações teatrais e de dança dos alunos, exposição de trabalhos desenvolvidos durante os cursos, além da entrega dos certificados pela primeira-dama e secretária de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social de Mato Grosso, Roseli Barbosa.