Notícias & Eventos

Empresários Brasileiros recebem qualificação profissional pelo projeto Pequenos & Notaveis

06.05.2011

O Programa de Qualificação de Gestores de Pequenos Meios de Hospedagem reúne ações de capacitação de micro e, pequenos empresários e profissionais de gerência e direção de pequenos meios de hospedagem brasileiros. Nasceu com o propósito de oferecer e esse segmento empresarial oportunidades de elevação da qualidade dos serviços. O programa é fruto de convênio do Sebrae, com a ABIH e será executado pelo IPDE.

O objetivo deste programa é melhorar os serviços prestados pelos pequenos meios de hospedagem. Será desenvolvido no período de 2010 a 2012. Suas ações visam elevara qualidade dos atendimentos e dos serviços oferecidos aos turistas. O Programa de Qualificação de Gestores de Pequenos Meios de Hospedagem está dividido em etapas, para garantir níveis excelentes de qualidade.

O processo de desenvolvimento do programa inicia-se com pesquisa e diagnóstico, seguidos de seminários de capacitação de agentes e gestores. Alcança a produção de materiais e aborda a orientação técnica e a supervisão estratégica.

Doze cidades que sediarão a copa 2014, mais 20 destinos dos 65 “Destinos Indutores Do Desenvolvimento Turístico” serão atendidas pelo projeto. Como Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Cabo Frio/ Búzios (RJ), Campos do Jordão (SP), Paraty/Angra dos Reis (RJ), São João Del Rey (MG), Ribeirão Preto (SP), Blumenau (SC), Curitiba (PR), Foz do Iguaçu (PR), Gramado – Canela RS), Porto Alegre (RS), São Joaquim- (SC), São Paulo (SP), Manaus (AM), Socorro (SP), Santarém (PA), Tiradentes (MG), Alto Paraíso (GO), Fernando de Noronha (PE), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Cuiabá (MT), Jericoacoara (CE), Pirenópolis (GO), Lençóis (BA), Morro de São Paulo (BA), Natal (RN), Porto de Galinhas (PE), Recife (PE), Salvador (BA), Tibau do Sul (RN). Essas localidades certamente verão aumentadas suas vantagens competitivas no mercado, em decorrência da capacitação e consequente melhoria dos serviços oferecidos.

Na primeira etapa foram realizados seminários de abertura nas cidades-sede da Copa de 2014. A próxima etapa prevê a realização de pesquisas para elaborar o diagnóstico setorial de competitividade dos pequenos meios de hospedagem. O diagnóstico apresentará os parâmetros obtidos por meio das informações extraídas junto ao setor e amparadas nos vetores estratégicos apresentados pelo projeto. Na etapa seguinte, serão elaborados os conteúdos dos cursos que serão oferecidos.

O próximo passo envolve 32 destinos alvo do projeto. Serão realizadas oficinas de gestão estratégica e competitividade empresarial. Assim, será criada a Central de Negócios em um destino turístico, dentre os beneficiados pelo programa, para obtenção de experiência na capacitação e instrumentalização de empresários e profissionais de pequenos meios de hospedagem para formar centrais de negócios em destinos turísticos.