Certificadora

O IPDE-OCD promove certificação de produtos de telecomunicação

O IPDE - OCD foi designado um OCD - Organismo Certificador Designado pela ANATEL, conforme Ato 19.935, de 28 de setembro de 2001. Executa e desenvolve com eficácia e qualidade atividades de certificação, para empresas como a Simens, Ericsson, Nokia e dezenas de outras.

Com aproximadamente 1000 produtos certificados, possui corpo técnico altamente qualificado, sendo referência para o setor de telecomunicação nacional e mundial.

A função do IPDE - OCD  é certificar produtos de telecomunicações das categorias I, II e III, os quais precisam estar de acordo com a regulamentação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

No desempenho das suas atividades o IPDE - OCD realiza:

A verificação direta ou indireta dos requisitos aplicáveis a determinado produto no processo de avaliação da conformidade.

A avaliação técnica de fábricas para atendimento dos requisitos de capacitação fabril, tecnológica e do sistema de qualidade.

A avaliação da capacidade técnica e legal de laboratórios para realização de testes e ensaios

O desenvolvimento, implantação, acompanhamento e aprimoramento de Sistema da Qualidade.

A definição, implementação e avaliação permanente dos critérios de segurança e confiabilidade que envolve as atividades do IPDE-OCD.

A manutenção de sistema informatizado de controle dos processos, de acompanhamento.

A divulgação interna da regulamentação de procedimentos voltados para a  certificação da documentação técnica necessária às concessão de certificação via IPDE-OCD.

As regulamentações que norteiam os processos de avaliação com vistas à certificação, estão contidas basicamente nos Regulamentos para Certificação e Homologação de Produtos para Telecomunicações, Resoluções 242, de 30 de novembro de 2000, e 323, de 7 de novembro de 2002, da ANATEL.