Diretoria

A Diretoria do IPDE, desde a sua fundação, é constituída por profissionais altamente qualificados e reconhecidos nacional e internacionalmente.

PRESIDENTE

O presidente do IPDE, Dr. Elias de Oliveira Motta, entre outras atividades, é ex-Consultor Legislativo do Senado Federal para as áreas de Educação, Comunicação e Ciência e Tecnologia; Consultor da UNESCO e tem importantes trabalhos publicados, que são verdadeiras balizas para a definição e reformulação de políticas e planejamentos educacionais, como o livro publicado pela UNESCO “Direito Educacional e Educação do Século XXI”; Foi Assessor Técnico (DAS) do MEC; Secretário de Estado do Gov. de Mato Grosso do Sul; Secretário de Educação e Cultura de Maranguape-CE; Coordenou e foi responsável pelo monitoramento e avaliação de diversos projetos na área governamental. Como Diretor do SINFOR-DF, foi um dos incentivadores do planejamento do Parque Tecnológico Brasília Capital Digital, que foi aprovado e adotado pelo Governo do Distrito Federal. Recebeu como homenagem da Presidência da República, a Medalha de Honra pela Vida. Recebeu do Consejo Iberoamericano em Honor a La Calidad Educativa, o título de “Doctor Honoris Causa en Iberoamérica”.

VICE-PRESIDENTE

O vice-presidente, prof. Clecivaldo de Sousa Ribeiro, é administrador de empresas e foi consultor do Programa de Qualidade “SENAI-QIC” (Qualidade na Indústria da Construção) baseado nas Normas da Série ISO 9000/2000; Auditor do Programa SENAI-QIC (Qualidade na Indústria da Construção) baseado no Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H) e ISO 9000/2000. Consultor do Projeto Plataformas Tecnológicas para a Amazônia Legal pela Secretaria de Planejamento do Governo do Estado do Tocantins; Gestor e Consultor do Projeto de Desenvolvimento do Arranjo Produtivo da Cerâmica Vermelha do Estado do Tocantins pelo SEBRAE/TO de 2004 a 2006.

SEGUNDO VICE-PRESIDENTE

O segundo vice-presidente, prof. Fabrício Romão de Sá Bezerra, é biomédico, formado pelo Centro Universitário de Brasília, com monografia: “Informatização em Sistemas de Saúde”, Pós-Graduando em Educação a Distância pela UnB – Universidade de Brasília e com larga experiência em coordenação de projetos de EaD, como: Implantação, infra-estrutura e capacitação em plataforma de EaD para Escola Corporativa CAESB (Companhia de Águas e Esgoto de Brasília); Projeto Universidade Corporativa para o Tribunal Regional Federal (TRF); Capacitação em EaD-Moodle e consultoria para Escola de Administração Fazendária (ESAF); Capacitação para as Secretarias de Fazenda dos Estados de Amazonas e Santa Catarina na Plataforma de Ensino Moodle; Consultoria para implantação e capacitação em plataforma de EaD para SEFAZ-MA (Secretaria de Fazenda do Estado do Maranhão); Gerente de desenvolvimento de sistema de relacionamento social para Secretaria Nacional de Juventude – Presidência da República; Gerente de desenvolvimento do sistema de ERP para o Instituto ICEP Brasil; Capacitação em plataforma de EAD-Moodle para FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação); Empresário da área de Tecnologia da Informação, desenvolveu vários softwares para Gestão do Conhecimento, Gerência de Conteúdo, integração de plataformas de EaD, Comércio Eletrônico para empresas privadas, terceiro setor e órgãos públicos; Em agosto de 2010, recebeu do Consejo Iberoamericano em Honor a La Calidad Educativa, o título de “Doctor Honoris Causa en Iberoamerica”.

 

TERCEIRO VICE-PRESIDENTE

O terceiro vice- presidente, professora universitária Denise Avelar Amêndola, é licenciada em pedagogia e em letras pela UNESP, com especialização na França e no Brasil, e também bacharel em Direito, que foi diretora de diversas escolas estaduais do Estado de São Paulo e coordenadora Pedagógica da UNIFRAN.

 

SUPERINTENDENTE

O superintendente, prof. Geferson Oliveira Barros Filho, é jornalista, formado pela Fundação Universidade Federal de Tocantins – UFT. Foi coordenador Estadual do Programa Juventude Cidadã e subsecretário de Estado da Juventude, do Governo de Tocantins. Exerceu diversas atividades de interesse público, como a presidência do Comitê Executivo da primeira Conferência Estadual da Juventude, presidência da Comissão de Seleção da Casa do Estudante e membro-suplente do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia no estado de Tocantins.