P&D - Pesquisa e Desenvolvimento e Lei de Informática

Responsável por Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em Tecnologias Educacionais e da Informação, o que inclui produção ou adaptação de novas plataformas de Educação a Distância e de novos portais de gestão do conhecimento, o IPDE é uma Instituição cadastrada no MCT/SEPIN, conforme consta na Resolução do CATI-SEPIN-MCT nº 82, de 2002. Realiza trabalhos de pesquisa e desenvolve tecnologias educacionais tanto para uso do próprio instituto, quanto de órgãos governamentais e para empresas privadas.

A Lei de Incentivo à P&D, também chamada de Lei da Informática (lei 8.248/1991), prevê que toda empresa deve aplicar 4% de seu faturamento líquido anual em P&D, gerando redução direta no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) Essa lei é um importante incentivo para que o setor empresarial invista mais em pesquisas, fomentando o desenvolvimento do país.

O desenvolvimento de pesquisas que agregam valor aos produtos da própria empresa aumenta o ganho empresarial e torna as empresas mais competitivas. Fruto desses investimentos, o IPDE foi escolhido para desenvolver pesquisas para empresas como: Dell, Novadata, Benchmark, Itautec-Philco, Daruma, Toledo, CM Comando Lineares, Alcatel Cabos, Alcatel Brasil, Tecpoint, Ericsson, Pirelli, Sanmina, Siemens, Teltronic, Nortel, Bargoa, Mirox, Tecnet, Tecsul, Sargen Orga, Tegra, Flextronics.